A Anatel liberou na terça-feira (13) o resultado de uma pesquisa de satisfação que realiza anualmente com os usuários de serviços de telecom no Brasil. Entre outras coisas, o levantamento identificou um alto nível de insatisfação dos consumidores com os serviços de banda larga.
Mais de 140 mil internautas foram ouvidos entre os dias 26 de julho e 3 de dezembro de 2017. Eles avaliaram serviços de telefonia móvel nas modalidades pós e pré-pagas, além de internet fixa banda larga, telefonia fixa e TV por assinatura. O resultado é que a banda larga fixa é o serviço que mais brasileiros consideram de má qualidade.
Operadoras menores, que atendem a pequenas regiões, dominaram o ranking das operadoras consideradas de melhor qualidade pelos entrevistados. São elas:
- Cabo Telecom (7,64);
- Tim (7,54);
- Brisanet (7,28);
- Sercomtel (6,87);
- Net (6,43);
- Algar Tech (6,39);
- Vivo (6,38);
- Oi (5,67); e
- Sky (5,38).
Excetuando-se a Vivo e a Oi, as outras operadoras tiveram notas mais baixas que no ano passado. As notas se referem a um máximo de 10 pontos.
Já para as empresas de telefonia móvel na modalidade pós-paga, as melhores operadoras de acordo com a voz do povo são:
- Porto Seguro (8,32);
- Vivo (7,26);
- Tim (7,16);
- Algar (7.04); e
- Nextel (7,02).
Para telefonia móvel pré-paga, as operadoras preferidas pelos usuários brasileiros são:
- Sercomtel (7,71);
- Algar (7,41);
- Claro (6,92);
- Vivo (6,88); e
- Tim (6,82).
Fonte: Canaltech, Anatel