Depois de uma série de vazamentos de dados que comprometeram a reputação do Facebook entre seus usuários, a rede social anunciou uma boa notícia nesta quarta-feira (20). Uma atualização do aplicativo para Android deixará que os usuários decidam se o Facebook pode coletar informações sobre sua localização quando eles não estão usando o app.
“Quando as pessoas optam por usar o Amigos nas Imediações, um recurso que permite que amigos compartilhem seus locais entre si, eles dão permissão ao Facebook para acessar o local mesmo quando não estão usando o aplicativo”, explicou a rede social.
Antes da atualização, os usuários recebiam uma notificação sugerindo a ativação do seu histórico de localização. Com isso, o Facebook poderia rastrear a pessoa e armazenar as informações. Agora, os usuários passam a ter mais controle sobre os seus dados.
Para os que haviam ativado o recurso, ele permanece ativo mesmo com a atualização, mas é possível desativá-lo em Configurações. Para os usuários que nunca aceitaram compartilhar sua localização, nada muda.
Usuários do iOS não precisam se preocupar: o próprio sistema operacional bloqueia o acesso de aplicativos terceiros à sua localização, a não ser que o usuário autorize esse rastreamento manualmente.
Ainda é importante ressaltar que a mudança acontece apenas para o aplicativo do Facebook e não abrange outros apps da empresa como o Messenger, Instagram e WhatsApp.
Fonte: Canaltech, Facebook