Quando a gente olha para o avanço da inteligência artificial, parece que é questão de tempo sermos jogados para escanteio – praticamente em todas as áreas. Afinal, recentemente perdemos no Go, o mais difícil jogo de tabuleiro, e também fomos derrotados no Dota 2. Mas a IA não conseguiu superar Harish Natarajan, considerado um mestre do argumento. Ele triunfou sobre a máquina da IBM durante a Think Conference, que aconteceu em San Francisco, nesta última segunda-feira (11).
O vencedor do Debate Europeu de 2012 e o monólito da IBM trocaram respostas rápidas sobre subsídios pré-escolares nos Estados Unidos durante 25 minutos antes de o público considerar Natarajan como vencedor. Você pode assistir ao debate (em inglês) na íntegra abaixo.
O humano e a máquina tiveram 15 minutos para se prepararem para o debate. O primeiro momento foi de um discurso inicial de quatro minutos, uma réplica de mais quatro minutos e um resumo com dois minutos.
O público, composto por 700 pessoas, era formado por importantes oradores de escolas da área da baía de San Francisco e mais de cem jornalistas.
A Miss Debater, inteligência artificial da IBM que antes era chamada de Project Debater, argumentou com base em um banco de dados que continha 10 bilhões de frases coletadas de jornais e revistas acadêmicas.
Segundo Natarajan, o debate é um campo muito mais difícil para as inteligências artificias. “[…] Um debate bem sucedido envolve três componentes,” escreveu ele em um post do LinkedIn. “Primeiro, um orador precisa processar grandes quantidades de informação e construir argumentos relevantes. Segundo, debater envolve [explicar] argumentos complicados de uma forma clara e estruturada. Terceiro, você precisa fazer com que esses argumentos sejam importantes para o público. Isto requer o uso cuidadoso da linguagem, emoções, retórica e exemplos. Enquanto uma máquina deve se sobressair no primeiro componente, os dois últimos podem ser desafiadores”.
As inteligências artificias da IBM já venceram o melhor enxadrista do mundo e dois recordistas do programa de perguntas e respostas Jeopardy. Já a IA do Google superou jogadores de Go e o projeto OpenIA mostrou as habilidades no Dota 2. Ah, alguns softwares estão substituindo trabalhadores com funções mais simples.
Pelo menos a gente venceu uma.
Fonte: Gizmodo, Engadget