Mais uma grande montadora resolveu entrar no ramo de carros autônomos. A Toyota anunciou hoje (2) a criação de uma joint venture (ou empreendimento conjunto) em parceria com outras duas marcas japonesas, a Denso Corp e a Aisin Seiki, com o objetivo de “acelerar o desenvolvimento de softwares de forma mais efetiva e disruptiva”, projetando soluções que ajudem os automóveis a se locomover sozinhos.
A nova empresa se chamará Toyota Research Institute-Advanced Development (TRI-AD) e terá um investimento de aproximadamente US$ 2,8 bilhões ao longo dos próximos anos. A Toyota terá 90% das ações, e os 10% restantes serão divididas entre as duas parceiras. Estima-se que ao menos mil funcionários serão contratados para suprir a demanda da companhia, e a sede da nova empreitada ficará na cidade de Tóquio.
Vale lembrar que, ao mesmo tempo, a divisão norte-americana da Toyota está investindo quase US$ 1 bilhão em pesquisas de inteligência artificial através do Toyota Research Institute (TRI), que inclusive possui parcerias firmadas com a Uber e com a Microsoft. Recentemente, a Nissan (principal concorrente da montadora) anunciou que realizará testes com carros autônomos já a partir de março.
Fonte: Canaltech, Reuters