São Paulo será a primeira cidade da América do Sul a receber uma sala de cinema com tela de LED e resolução 4K. Em 2019, o Shopping JK Iguatemi, localizado na Vila Olímpia, exibirá filmes em altíssima resolução com a tela Samsung Onyx, que tem 455 polegadas e cerca de 55 m² de área.
Os maiores benefícios da reprodução de filmes sem a necessidade de projetores, como será o caso da sala de cinema que vai receber a tela Samsung Onyx, é o maior detalhamento das imagens , além da diminuição do impacto da luz ambiente na imagem exibida. De acordo com informações da própria Samsung, a tela oferece suporte ao High Dynamic Range, ou HDR, que intensifica o brilho e a luz em cenas claras ou escuras, resultando em uma reprodução mais confortável e mais luminosa.
Nada disso é possível com as tecnologias utilizadas nas salas de cinema atuais, que dependem do uso de algum tipo de projetor para jogar as imagens em um fundo branco capaz de reflexão e altamente dependente de ambientes com luminosidade controlada para funcionar adequadamente.
Para os produtores de obras audiovisuais, a adoção de telas de LED que independem de projetores é uma boa notícia: o detalhamento das imagens e a diminuição de distorções fazem com que os filmes sejam exibidos mais fielmente à forma que foram idealizados. A tecnologia permite, inclusive, exibições em 3D.
Embora a tecnologia esteja prometida para o início de 2019, ainda não há informações sobre datas exatas para as primeiras exibições em 4K no cinema do Iguatemi. Também não se sabe, até o momento, se os ingressos para a sala com a Samsung Onyx será mais caro que os demais.
Não quer esperar 2019 para matar a curiosidade sobre como serão as novas salas de cinema? Então dá uma olhadinha no vídeo abaixo, em que a Samsung apresenta a tela Onyx instalada em um cinema na Suíça:
Fonte: Canaltech, UOL