Segundo relata uma fonte da agência de notícias Reuters ligada à Volkswagen (VW), a empresa está se preparando para discutir o projeto comercial por trás de seu carro elétrico — ainda sem nome e sem anúncio — em 16 de novembro, durante uma reunião do conselho de diretores. Dentre os detalhes a serem firmados na ocasião, estão os rumores de preço e produção do veículo elétrico: a VW quer oferecer uma opção barateada para tomar parte do mercado da Tesla, com especulações internas falando em 200 mil unidades fabricadas, cada uma custando aproximadamente € 20 mil (ou US$ 22,8 mil).
A fonte ainda fala em converter três fábricas de automóveis movidos a gasolina na Alemanha para atender à demanda de produção dos carros elétricos. Até o momento, especula-se que a VW tenha em mente dois modelos diferenciados: a fábrica que faz o Passat, próxima à sede da montadora em Wolfsburg, deverá ser responsável pela produção do projeto nomeado “I.D. Aero”.
A prioridade em veículos movidos à eletricidade chega em uma hora não muito favorável à Volskwagen, que foi acusada e comprovada culpada de mentir em testes de emissão de poluentes de seus veículos movidos a gasolina e diesel no último ano. Com a imagem fragmentada por isso, a montadora busca dar a volta por cima ao inserir-se antecipadamente em um mercado que, hoje, é dominado pela americana Tesla Motors, de Elon Musk. Mais além, diversas cidades e grandes centros da Europa começaram a banir o uso de motores a diesel e outros combustíveis fósseis, forçando fabricantes a criarem novos produtos a fim de abraçar essa questão pública.
A Volkswagen, especula-se, teria firmado parceria com a fabricante de células de bateria SK Innovation, além de supostos desenvolvimentos conjuntos com a rival americana Ford.
Fonte: Gizmodo, Reuters