Quem participa de uma entrevista, geralmente, fica temeroso à espera das famosas perguntas: “Fale-me de você”, “Quais são seus pontos fortes”, “Quais são seus pontos a melhorar ” … Não tem jeito. Mas o que será que o selecionador espera ouvir como resposta?1. Fale sobre você.
Em geral, o selecionador tem como objetivo saber sua formação, experiências profissionais, qual foi sua contribuição para as empresas em que trabalhou.
Às vezes, a ansiedade pode nos fazer falar demais. Seja claro e objetivo, mantenha-se no âmbito profissional e valorize suas experiências.
2.Quais são seus pontos fortes?
O ponto aqui é demonstrar que você possui autoconhecimento. Você sabe exatamente no que é bom, cite exemplos de como sua qualidade, sua experiência são vistas pelos outros.
3. Quais são seus pontos a melhorar ?
Ao falar dos pontos de melhoria, procure explicar o que tem feito para superar essa dificuldade. Ao invés de dizer que é “muito ansioso”, é preferível dizer que você controla sua ansiedade com alguma atividade, por exemplo corrida, academia.
“Eu não tenho muito experiência em falar para grupos grandes e ainda fico um pouco nervoso quando me pedem para fazer apresentações.” Tenho me aperfeiçoado fazendo apresentações para pequenos grupos, na faculdade, na igreja… enfim em algum ambiente que você possa se expor.
4. Porque devemos escolher você?
O recrutador quer saber se você sabe se “vender”. Mostre, sem arrogância, que seu conhecimento, habilidades e experiência irão agregar valor à equipe e à empresa.