telefone, este objeto que fascinou o mundo, no final do século XIX e hoje parece tão familiar, é o resultado de muitos esforços e invenções para conseguir que a voz humana fosse transmitida através de longas distâncias.

Sua história teve início na oficina de Charles Williams, localizada na cidade de Boston, e onde também trabalhava Tomas A. Watson, pessoa que sentia entusiasmo e simpatia por coisas novas, e se dedicava, em tempo integral, à invenção e ao aperfeiçoamento de aparelhos elétricos.

Foi nesta mesma oficina que se deu o encontro entre Watson e Alexander Graham Bell, que havia estudado na Universidade de Boston, era professor de fisiologia vocal, e tinha se especializado no ensino da palavra visível (sistema inventado pelo seu pai, com a finalidade de que uma pessoa surda pudesse aprender a falar). Bell tinha a intenção de aperfeiçoar seu “telégrafo harmônico”, aparelho com o qual pretendia transmitir em código Morse de seis a oito mensagens simultâneas. Foi assim que Graham Bell chegou àquela oficina, procurando suporte tecnológico para sua invenção, e começou a trabalhar com Watson. Mais adiante, Bell disse a Watson estas palavras: “Se eu pudesse fazer com que uma corrente elétrica variasse de intensidade da mesma forma que o ar varia ao se emitir um som, eu poderia transmitir a palavra telegraficamente.” Esta foi a chave do invento que viria a se chamar telefone.

Depois de muitas tentativas, em 1876, o sonho de Bell se tornou possível. Através de um aparelho, entre um cômodo e outro, Watson ouviu Bell dizendo: “Sr. Watson, preciso do senhor, venha.” Nascia, assim, o telefone. A nova invenção foi apresentada na Exposição do centenário de Filadélfia. Desde então foram grandes e impactantes os avanços da telefonia até o que hoje chamamos de telefones celulares.

Em 1973, quase 100 anos depois da invenção do telefone, a marca Motorola apresentou ao mundo o primeiro aparelho de telefonia móvel. Este aparelho foi desenhado por Martin Cooper, que fez a primeira ligação para a concorrência (Bell Labs), com quem disputava a criação de um aparelho telefônico que não usasse fios.

Em 1978 no Japão foi ativada a telefonia móvel de celular. No Brasil, 20 anos depois, em 1998, aconteceu a ativação dos primeiros celulares em São Paulo. Hoje em dia, os telefones móveis são objetos indispensáveis na vida do homem moderno.

A primeira linha telefônica instalada no Brasil foi concretizada por ordem o imperador Dom Pedro II em 1877.

A linha interligava o Palácio da Quinta da Boa Vista às casas ministeriais. A empresa responsável pelo trabalho era a Western na Brazilian Telegraph.

Antes do Apple Watch, do Android Wear, e mesmo décadas antes do MSN Direct e do relógio Microsoft SPOT, a HP lançou o HP-01. O dispositivo representou um salto quântico na área de aparelhos vestíveis e, sem sombra de dúvidas, foi o primeiro smartwatch do mundo. o HP-01 — que é bem fraco para os padrões atuais — era sensacional no seu tempo.

Ele não era o primeiro relógio digital da época, nem mesmo o único que tinha calculadora. O diferencial estava no fato de ele ter uma tela LED vermelha com 7 caracteres, um teclado de 28 teclas, cronômetro, timer, despertador, e a possibilidade de guardar dados. Era o dispositivo tecnológico mais avançado que você poderia colocar no seu pulso em 1977. Apesar de tudo, o HP-01 tinha suas particularidades. Para pressionar alguns botões da calculadora era necessário usar uma pequena caneta escondida na pulseira, ele precisava de três baterias e custava US$ 695 — na época, isso era mais caro que um Rolex.

Mais de 200 anos depois, com o objetivo libertar as pessoas de seus telefones, a Apple lançou no mercado o Apple Watch. Kevin Lynch foi provocada pela Apple para tornar a tecnologia wearable para o pulso. Ele disse: “As pessoas estão levando seus telefones com eles e olhando todo momento para a tela. As pessoas querem que o nível de engajamento. Mas como podemos fornecê-lo de uma forma que é um pouco mais humano, um pouco mais no momento em que você está com alguém? ” O relógio Apple trabalha conectando via Bluetooth ao telefone e acesso a quaisquer aplicativos compatíveis relógio armazenados no dispositivo móvel.